Dicas de Saúde

08

ago

Perigos da automedicação

A automedicação é definida pelo uso de medicamentos sem prescrição médica, no qual o indivíduo determina seu próprio diagnóstico e vai em busca de substâncias para aliviar os sintomas causados, em sua maioria, por transtornos menores.  

 

É importante ter a consciência que manter esse hábito pode ser extremamente prejudicial  para a saúde, uma vez que, cada fármaco é atribuído a uma condição clínica, e quando utilizado de forma inadequada pode causar uma série de problemas, como a ineficiência do medicamento até a intoxicação provocada pelo mesmo.

 

Quando o paciente utiliza um medicamento sem orientação médica, acaba por não tratar seu problema e, consequentemente, gera outras complicações. Por isso, é relevante ressaltar que a compra de medicamentos de venda livre, pode se caracterizar como uma maneira rápida de resolver enfermidades, no entanto, não é a mais segura.

 

Para prevenir os riscos da automedicação, faça uso de medicamentos apenas sob orientação e tempo recomendados pelo médico. Em caso de dúvidas, procure sempre o auxílio de um especialista. 

Postado por:

Oncologistas Associados

Categorias: Dicas de Saúde