Caracterizado como um grupo de cânceres das células do sistema imunológico, os linfomas possuem mais de 60 tipos diferentes de câncer que são divididos em Hodgkin (LH) e não-Hodgkin (LNH). Entenda mais sobre cada um deles:
Linfomas Hodgkin (LH)
Apresentam melhor prognóstico e quando detectados em suas fases iniciais, ultrapassam 90% de chance de cura, enquanto, diante de condições mais avançadas, esse índice é de aproximadamente 70%.
Linfomas não-Hodgkin (LNH)
Podem ser separados em dois grupos distintos, onde os agressivos se desenvolvem mais rápido, e os indolentes crescem lentamente. Com o tratamento específico, os agressivos têm cura de cerca de 70%. Por outro lado, os indolentes são incuráveis, recebendo apenas acompanhamento.
Não existe uma causa definida para o aparecimento dos linfomas, mas pacientes infectados com o vírus EBV, bactéria Helicobacter Pylori, o vírus HTLV-1, com deficiências imunológicas ou que fazem o uso de drogas imunossupressoras, possuem uma disposição maior para o desenvolvimento.
Os linfomas podem crescer em qualquer lugar, pois as células do sistema imunológico estão em todo o organismo. Com isso, aumentos nos gânglios linfáticos aparecem na lateral do pescoço, virilha, acima da clavículas e axilas.
Para saber mais sobre os linfomas e os tipos de tratamento, solicite o auxílio de um especialista.