Saiba mais sobre o novo coronavírus

O coronavírus pertence a uma grande família viral: a coronaviridae. Conhecida por provocar infecções respiratórias em seres humanos e animais, pode causar uma simples gripe ou até mesmo doenças graves como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

No mês de janeiro, foram diagnosticados os primeiros casos de pneumonia de causa desconhecida na cidade de Wuhan, região onde foi detectada a presença de um novo coronavírus – que ainda não havia sido encontrado em humanos. Atualmente, o vírus está presente em 42 países, incluindo o Brasil.

Entre os principais sintomas associados à doença estão a febre, tosse e dificuldade para respirar. Vale ressaltar que esses sintomas são bem parecidos com uma gripe e resfriado, e por isso, merecem atenção redobrada.

Mas e a prevenção? É importante ficar atento a alguns cuidados básicos que podem evitar a contaminação, como:

• Cobrir sempre o nariz e a boca ao tossir e espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Lavar sempre as mãos com água e sabão;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca;
  • Ficar longe de lugares com aglomeração de pessoas.

Caso você sinta algum desses sintomas, procure imediatamente auxílio médico.