O câncer de mama é uma doença que atinge milhares de mulheres no mundo. De acordo com um levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA), trata-se do tipo de tumor que mais acomete as mulheres no Brasil. A ocorrência é maior em mulheres acima dos 40 anos de idade, e a partir dos 60 anos o risco do seu desenvolvimento cresce ainda mais.
Para esclarecer algumas dúvidas e alguns conceitos que envolvem o câncer de mama, reunimos alguns mitos e verdades sobre a doença:
- Amamentar protege contra o câncer de mama
Verdade. A amamentação diminui o número de ciclos menstruais e a exposição a hormônios femininos que podem estar relacionados ao aparecimento dos tumores, como o estrogênio. Por isso, o aleitamento materno aumenta as chances de prevenção.
- Desodorante pode causar câncer de mama
Mito. Essa história não passa de uma crença. Isso porque, não existem dados suficientes que a comprovem.
- O câncer de mama pode ser causado por trauma nos seios
Mito. Uma batida não é capaz de favorecer o aparecimento do tumor, e nem por isso as células malignas vão se multiplicar.
- Prótese de silicone impede a realização da mamografia
Mito. É possível realizar a mamografia mesmo com prótese de silicone. Mas vale lembrar que em alguns casos, o médico pode acabar solicitando exames complementares como ressonância e ultrassonografia.
- Câncer de mama só aparece em quem tem histórico familiar
Mito. A grande maioria das mulheres que já tiveram câncer de mama não tinham histórico familiar da doença. Segundo pesquisas, apenas 10% dos casos são de origem hereditária. Parentes de primeiro grau são os que realmente podem influenciar no seu surgimento.
Para ter acesso a mais conteúdos como esse, continue acompanhando nossas redes sociais.