Mitos sobre os Cuidados Paliativos: O que de fato eles são?

O que de fato é o cuidado paliativo?Frequentemente há equívocos sobre o que eles realmente são. Por isso, hoje desvendaremos os mitos mais comuns sobre essa área.

Cuidados paliativos significa abandonar o tratamento

Um dos mitos mais comuns sobre cuidados paliativos é que eles significam desistir do tratamento contra o câncer. Na realidade, eles são uma abordagem complementar que visa melhorar a qualidade de vida do paciente durante o tratamento, oferecendo alívio dos sintomas, controle da dor e suporte emocional.

Cuidados paliativos são apenas para pacientes em fase terminal

Outro equívoco é a crença de que a área é destinada exclusivamente a pacientes em fase terminal. Na verdade, eles podem ser oferecidos em qualquer estágio da doença, desde o diagnóstico inicial até a fase avançada do câncer.

Cuidados paliativos são sinônimo de sedação e narcóticos

Os tratamentos não se resumem ao uso de sedação e narcóticos para controlar a dor. Eles são um conjunto de intervenções médicas, psicológicas e sociais destinadas a melhorar a qualidade de vida do paciente. Isso inclui o gerenciamento adequado da dor, mas também abrange o tratamento de outros sintomas.

Cuidados paliativos são apenas para o paciente

Os cuidados têm uma abordagem holística, envolvendo o paciente e sua família. Eles reconhecem o impacto emocional e prático que o câncer tem não apenas no paciente, mas também em seus entes queridos. A família recebe suporte, informações e aconselhamento para ajudá-los a enfrentar os desafios associados à doença.

Na Oncologistas Associados, estamos comprometidos em proporcionar o melhor suporte possível a todos os nossos pacientes, visando oferecer um tratamento completo e humano em todas as fases da jornada contra o câncer.