Mamografia: a importância de um diagnóstico precoce

O Dia Nacional da Mamografia foi criado com o intuito de ressaltar a importância desse exame que consegue diagnosticar o câncer de mama – uma das doenças com a maior taxa de mortalidade feminina em todo o mundo.

O tumor possui até 98% de chances de cura quando é detectado ainda em sua fase inicial, portanto, torna-se fácil entender a relevância desse procedimento.

O indicado é que a mamografia seja feita acima dos 40 anos, entretanto, se existir casos na família, o recomendado é que ela seja realizada anualmente a partir dos 35 anos de idade. O método tem 2 propósitos fundamentais: diminuir a probabilidade de cirurgias e diagnosticar o câncer de mama precocemente.

Vale mencionar que mulheres sem histórico da doença na família, também podem ser acometidas pelo câncer de mama. Por isso, a realização do exame é essencial ao longo da vida.

Apesar de ser um tipo de análise que gera um pouco de desconforto, é considerada a mais segura. A compressão dos seios é necessária para reduzir a dose de radiação, assim como a imobilidade da mama. Essas doses de radiação não oferecem riscos à saúde, já que o organismo consegue substituir as células que possam ter sido modificadas ou danificadas durante o processo.

A Oncologistas Associados abraça essa causa!