Dicas Saudáveis: Castanha-do-pará

Frutas, sementes ou grãos podem ser classificados como oleaginosas quando apresentam teor de óleo acima dos 30%. E quando isso ocorre, elas contêm ácidos graxos como poli-insaturada e monoinsaturada, que são consideradas gorduras do bem para o organismo, ou seja, ambas elevam os níveis de colesterol bom (HDL) e minimizam os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue.

A castanha-do-pará faz parte da família das oleaginosas, e segundo a Associação Americana de Pesquisa do Câncer, auxilia na prevenção do câncer de próstata – segundo tumor mais comum no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele –, devido a seu alto índice de selênio.

O selênio é um mineral capaz de eliminar os radicais livres que provocam a doença, sendo vantajoso também para a produção dos hormônios da tireóide e para o fortalecimento do sistema imunológico.

O consumo de uma castanha-do-pará por dia, já é equivalente a quantidade necessária de selênio para o organismo (aproximadamente 60 mcg).

Vale ressaltar que, o consumo excessivo de selênio é tóxico, podendo ocasionar queda capilar, vômitos, erupções na pele, fadiga, entre outros problemas. Portanto, o recomendado é a ingestão diária de apenas uma castanha.

Continue acompanhando as nossas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos iguais a esse!