A recidiva é como chamamos a situação onde, mesmo após a conclusão do tratamento de câncer, o tumor retorna ao corpo. Isso pode acontecer meses ou anos depois, como também pode nunca acontecer.
Só a existência dessa possibilidade pode assustar os pacientes que já enfrentaram a doença e claro, não querem ter que enfrentar de novo. A boa notícia, é que é possível tomar alguns hábitos preventivos para evitar que isso aconteça.
Mantenha uma dieta saudável
Assim como uma alimentação balanceada é capaz de auxiliar na prevenção do câncer, ela possui o mesmo efeito em relação à recidiva. Alguns estudos já mostraram que pacientes que já enfrentaram o câncer e se alimentavam de maneira saudável tiveram uma sobrevida maior do que as que não seguiam uma dieta.
Então, busque manter uma alimentação rica em vegetais, legumes, frutas, grãos integrais e carnes brancas. Além de evitar carne vermelha, alimentos processados, gordurosos ou repletos de açúcares. A consciência alimentar previne uma série de doenças e ainda contribui para a manutenção do peso.
Controle o peso corporal
Além da alimentação saudável, o controle do peso também é muito importante. Muitos estudos sugerem que a obesidade e o sobrepeso aumentam o risco do câncer voltar. Não só isso, mas o excesso de peso também eleva o risco de desenvolver linfedema e outros tipos de tumores.
Por isso, tenha um bom acompanhamento médico, inclusive com nutricionista, para trabalhar na perda e controle do peso de uma maneira sadia.
Pratique exercícios físicos
A alimentação saudável e a prática de exercícios físicos devem andar sempre juntos. Eles são essenciais para o bom funcionamento do organismo e para a qualidade de vida.
Porém, é sempre bom lembrar que antes de iniciar um novo exercício é essencial conversar com seu médico para analisar suas condições e limitações. O ideal é começar com atividades de baixa intensidade e ir avançando aos poucos. Algumas opções muito indicadas na recuperação do câncer de mama são as caminhadas, o pilates, a dança ou yoga.
Evite o consumo de álcool
Apesar de não haver evidências concretas da relação do consumo de álcool com o risco de recidiva, já existem evidências de que o álcool facilita o desenvolvimento de vários tipos de câncer. Portanto, o melhor é investir na prevenção.
A recomendação médica, na maioria dos casos, é consumir apenas em situações sociais e evitar o hábito diário.
Consulte seu médico regularmente
Depois de completar o tratamento contra o câncer de mama, não deixe de visitar seu médico regularmente. As consultas de rotina são fundamentais para checar se está tudo bem com a sua saúde, realizando exames para ter a certeza de que o câncer não está voltando.