Imunoterapia, um dos principais avanços no tratamento do câncer

O tratamento por imunoterapia tem se mostrado a alternativa mais viável no combate à doença em diversos casos documentados. Seu principal diferencial é a sua capacidade de preservação da saúde e integridade física do paciente durante o tratamento.

Atualmente, o principal método de combate ao câncer é a quimioterapia que, apesar de registrar inúmeros casos de sucesso, possui efeitos colaterais graves. Como alternativa, a medicina oncológica tem aperfeiçoado o tratamento de imunoterapia.

Ela tem como principal objetivo auxiliar o sistema imunológico do próprio paciente a combater a doença e pode ser administrada por meio de medicamentos orais, injetáveis ou até mesmo pomadas.

Existem três principais tratamentos de imunoterapia recomendados atualmente:

Transferências de células T 

As células T no organismo possuem funções imunológicas e de combate às células infectadas detectadas no corpo humano. Nessa abordagem, são colhidas e multiplicadas em laboratório para posterior retorno ao corpo do paciente por meio de injeção intravenosa. 

Anticorpos monoclonais

Esse tipo se utiliza de células monoclonais produzidas em laboratórios que são 

inseridas no corpo do paciente por meio de injeção intravenosa. Sua função será de auxiliar o sistema imunológico na identificação de células cancerosas para que a resposta imune seja intensificada.

Moduladores do sistema imunológico

Essas substâncias possuem a capacidade de aprimorar e intensificar as ações do sistema imunológico em combate a doenças.

A imunoterapia é comprovadamente eficaz contra diversos tipos de câncer e a sua recomendação dependerá da disponibilidade do tratamento, bem como recomendações médicas.

Veja mais dicas de saúde

× Como posso te ajudar?