Dicas de Saúde

06

dez

Saiba mais sobre o câncer de pele e como se prevenir

O câncer de pele é considerado o mais comum entre os brasileiros, representando cerca de 25% dos tumores malignos diagnosticados, e ocorrendo, em sua maioria, em decorrência do excesso de exposição aos raios ultravioleta do sol. O Dezembro Laranja é um movimento criado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), justamente com o objetivo de estimular a população a se prevenir e tratar a doença precocemente. 

 

Existem diversos tipos de tumores, entretanto, os carcinomas (carcinoma basocelular e carcinoma epidermoide) possuem maior incidência. Apesar disso, é um câncer menos grave, comparado ao melanomas, que não são tão assíduos, porém aumentam a probabilidade de metástases.

 

Indivíduos com olhos e pele claros, histórico familiar, cabelos ruivos ou loiros, têm muitas pintas ou são albinos, possuem chances maiores de serem acometidos pela doença. 

 

A lesão de caráter maligno tem aspecto escuro, avermelhado ou rosado, com crescimento gradativo, porém progressivo. Pode ser semelhante a um machucado que não cicatriza ou ter aparência de sinal de nascença, mas que coça e sangra. Além disso, apresenta modificações de cor, tamanho (acima de 6 mm), consistência, bordas e assimetria irregulares. 

 

Vale ressaltar que é fundamental procurar auxílio médico diante de uma lesão nova ou alteração de uma antiga.     

 

Por fim, o diagnóstico do câncer de pele é feito de acordo com a coloração da região, formato e resultado da biópsia analisada dos tecidos. Portanto, é extremamente importante estar sempre atento a qualquer sinal, uma vez que, quando o tumor é detectado no começo, a eficácia do tratamento é maior. 

 

O uso do protetor solar, evitar tomar sol nos horários mais críticos e beber bastante água, são as principais medidas de prevenção. Caso queira saber mais sobre esse assunto, converse com um especialista! 

Postado por:

Oncologistas Associados

Categorias: Dicas de SaúdeNutrição