Muito presente nos mais diferentes tipos de pratos, principalmente na salada, o tomate é um fruto capaz de prevenir alguns tipos de tumores, inclusive o responsável por dar início ao câncer de próstata. Isso se dá pela ação do licopeno, substância que dá a coloração avermelhada a esse alimento.
O pigmento fica armazenado em todas as células do tomate, e quando é liberado, espalha-se por grande parte do organismo e acaba chegando também à região prostática. Curiosamente, em países onde o consumo desta fruta é diário, a incidência desse tipo de câncer é menor.
Para aproveitar todos os benefícios ao máximo, o ideal é que o consumo seja feito com a casca e as sementes, pois são ricas em fibra. Além disso, procure eliminar resquícios de agrotóxicos realizando a lavagem com 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária.
Vale lembrar que a ingestão do tomate deve ser feita junto com outras verduras e legumes para se obter o máximo em nutrientes e assegurar a constante manutenção da saúde e bem-estar do organismo.
Para ter acesso a mais conteúdos como esse, continue acompanhando as redes sociais da Oncologistas Associados.