Dicas de Saúde

08

out

Câncer de Mama: mitos e verdades

Estamos no Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama. Um dos principais objetivos da campanha é compartilhar informações sobre o tumor, contribuindo para um combate eficaz. Por isso, é importante saber o que é mito e verdade para entender mais sobre a doença.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quem não tem histórico familiar está livre: Mito! O histórico familiar é um fator de risco quando os parentes são de primeiro grau. Mas isso não quer dizer que quem não tem casos na família está livre.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Existem vários tipos de câncer de mama: Verdade! São diferentes subtipos, cada um com suas peculiaridades.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A amamentação protege contra o câncer: Verdade! A amamentação reduz a exposição a alguns hormônios (como o estrógeno) que podem ser prejudiciais, principalmente nas gestações antes dos 30 anos de idade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Traumas nos seios podem desencadear o tumor: Mito! Não há relação entre o câncer de mama e batidas nos seios.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O desodorante pode ser um dos causadores: Mito! Também não há relação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Posso abdicar da mamografia se fizer o autoexame todos os meses: Mito! O autoexame pode ajudar no diagnóstico, mas não é capaz de identificar o começo da doença.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Existe cura: Verdade! E é por essa razão que o Outubro Rosa alerta sobre a importância da prevenção. Com ela, é possível diagnosticar o câncer de mama no início e aumentar as chances de cura. Em casos mais avançados, o trabalho da oncologia também permite o controle do tumor.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Agora que você já sabe mais sobre a doença, que tal compartilhar essas informações e fazer sua parte?

Postado por:

Oncologistas Associados

Categorias: OncologiaOutubro Rosa