Dicas de Saúde

08

fev

Alimentos que aumentam o apetite

Durante o tratamento de câncer, é muito comum a presença de alguns efeitos colaterais como náuseas, diarreia, falta de salivação e até mesmo dificuldade de mastigação, na maioria das vezes causados pelos medicamentos utilizados. Isso acaba interferindo diretamente na qualidade do paladar e no que poderia ser uma refeição apropriada ao paciente.

 

A falta de apetite também é uma queixa muito frequente durante esse período, que pode até levar o paciente à desnutrição. Por isso, separamos 6 alimentos que contribuem, de forma natural, para o aumento do apetite:

 

  • Legumes e vegetais

De fato, os legumes são uma ótima fonte de vitamina, e também auxiliam na digestão. Vegetais verdes, como couve, rúcula e escarola, são ótimas opções para estimular o apetite. Assim como a cebola branca, o pepino cru, o rabanete e o tomate.

 

  • Erva-doce

Além de amenizar dores estomacais, a erva-doce ainda contribui para abrir o apetite.

 

  • Frutas

Algumas frutas como uva, amora e maçã, por exemplo, são úteis para estimular o apetite. Elas também melhoram a digestão.

 

  • Alimentos carminativos

Esse tipo de alimento consiste em algumas especiarias como camomila, coentro, cominho e outras que, quando acrescentadas à comida, aumentam o apetite e auxiliam na liberação de gases.

 

  • Pimenta

A pimenta acelera o metabolismo, contribuindo para o aumento do apetite. Experimente acrescentar essa especiaria em quantidades adequadas a outros alimentos.

 

  • Gengibre

Adicione o gengibre a outras receitas para melhorar a sua digestão e eliminar gases intestinais.

Postado por:

Oncologistas Associados

Categorias: Dicas de SaúdeNutrição