As toucas de resfriamento são uma alternativa que ajudam pacientes em quimioterapia a prevenir a queda do cabelo durante o tratamento. Elas resfriam o couro cabeludo, o que faz com que os medicamentos utilizados durante a quimio não penetrem o folículo capilar.
Para isso, a touca tem que estar em uma temperatura de – 40ºC para realizar uma vasoconstrição no local. Além disso, também precisa ser colocado minutos antes da sessão começar e o paciente precisa permanecer com ela durante todo o processo e por mais 60 a 90 minutos após a quimio terminar. Apesar de serem um excelente aliado para evitar a queda de cabelo, a touca só pode ser utilizada em casos específicos. Para maiores dúvidas consulte seu médico.
Apesar de serem um excelente aliado para evitar a queda de cabelo, a touca só pode ser usada para casos de tumores sólidos, como por exemplo o câncer de mama.
Já pacientes com cânceres hematológicos, ou seja, que afetem a corrente sanguínea, não podem utilizar a tecnologia. Essa restrição acontece porque para os cabelos não enfraquecem e caírem ocorre a contração dos vasos sanguíneos, e com isso pode atrapalhar a efetividade do tratamento.
Existem efeitos colaterais?
Sensibilidade no couro cabeludo, dor de cabeça e frio são alguns dos efeitos que podem ser sentidos ao utilizar a touca, mas são poucos os pacientes que sentem esses desconfortos. As sensações são toleradas por cerca de 98% das pessoas.
É importante conversar com o seu médico oncologista para ver a possibilidade de utilizar a touca no seu caso clínico.