Também conhecido como câncer gástrico, o câncer de estômago é o terceiro tipo de tumor mais frequente entre homens e o quinto mais comum entre mulheres no Brasil. 95% dos casos de câncer de estômago são do tipo adenocarcinoma, precisando de tratamento rápido devido a um caráter bastante agressivo e maiores chances de metástase.
Como na maioria dos tumores, a detecção precoce é fundamental para encontrar a doença ainda em fase inicial e aumentar as chances de sucesso no tratamento. Embora não tenha sintomas específicos, dores ou uma massa na parte superior do abdômen, perda de peso e apetite repentinos, refluxo e indigestão podem ser sinais que precisam ser investigados a fundo.
Para se prevenir contra o câncer de estômago, o ideal é manter hábitos saudáveis. Entre eles, evitar o consumo excessivo de álcool, alimentos com muito sal e conservantes.
Fatores como obesidade, tabagismo, exposição excessiva a agrotóxicos e ter parentes de primeiro grau com histórico de câncer de estômago aumentam as chances de contrair a doença.
O tratamento contra o câncer de estômago pode envolver medicamentos, cirurgia, radioterapia e quimioterapia, a depender da gravidade do caso. Cuidar da saúde e consultar-se com o seu médico de confiança com periodicidade pode fazer toda a diferença num possível tratamento.
Para mais conteúdos informativos como esse, continue acompanhando nossas redes sociais.