Os cânceres de cabeça e pescoço são o quinto maior no ranking de incidência desse tipo de doença, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Devido a isso, o mês de julho é dedicado a disseminar o máximo de informações possíveis para a conscientização geral da população.
Esses carcinomas malignos afetam principalmente os tecidos e órgãos localizados na boca, mandíbula, garganta, nariz e pescoço. Por vezes, sinais visuais do seu surgimento não podem ser notados com facilidade, por isso estar ciente dos sintomas causados por doenças que afetem essas estruturas é muito importante.
As chances de um diagnóstico precoce facilita o tratamento efetivo da doença e, consequentemente, a possibilidade de remissão e posterior cura.
Confira abaixo os principais sintomas apresentados:
Presença de nódulos
O principal sinal demonstrado pelo câncer é o surgimento de tumores internos ou superficiais. Contudo, caso o nódulo diminua ou suma com o passar do tempo, a suspeita de câncer pode ser descartada.
Feridas que não cicatrizam
A presença do câncer no organismo humano é responsável por uma maior dificuldade no processo de cicatrização de feridas ou lesões.
Dificuldade na fala
Quando localizado na região da laringe e pescoço, o câncer pode afetar a tonalidade e a capacidade de pronúncia de certas pessoas. Outro sinal é a rouquidão persistente.
Problemas respiratórios
A presença de tumores nas vias respiratórias tem a tendência de causar forte congestão nasal na maior parte dos casos. Além disso, os pacientes podem se queixar de febre, dores de cabeça ou sangramento.
Ao notar qualquer um dos sintomas citados, procure um médico especialista.