Estar atento aos principais sintomas da presença do câncer de mama é essencial para o fechamento de um diagnóstico precoce e início do tratamento. Esses fatores trazem ao paciente uma maior segurança na posterior chance de cura e remissão da doença durante e após o tratamento.
Uma das principais formas de identificar a possível presença do câncer de mama é o autoteste, um conjunto de movimentos que servirão para que a mulher conheça mais sobre o próprio corpo e seja capaz de detectar qualquer anormalidade nas mamas. Esse tipo de câncer possui um início de desenvolvimento assintomático, logo as mudanças anatômicas dos seios será um dos principais sinais que indicarão a necessidade de uma avaliação médica.
Um exemplo dessas alterações é a presença de nódulos endurecidos nos seios, que não tenham desaparecido após o período menstrual. Outros sinais são alterações anatômicas nas mamas, como inchaço local ou mamilo invertido, além de secreção e irritações de pele.
A qualquer um desses sinais é primordial que a avaliação médica seja realizada o mais rápido possível. Conte com a Clínica Oncologistas Associados para a sua orientação.