Desvendar as principais informações que circulam sobre o câncer de mama é uma das principais estratégias de combate à doença. Principalmente devido à contraditórias afirmações que podem levar o paciente ao erro e, consequentemente, atrapalhar no seu tratamento, diagnóstico ou prevenção.
Por isso, confira abaixo alguns mitos e verdades sobre essa doença.
Todo nódulo no seio indica câncer (mito)
Um dos principais sinais para que a possibilidade do desenvolvimento do câncer de mama em uma paciente seja investigada é a presença de um nódulo no seio. Contudo, nem sempre essa estrutura indicará a presença do câncer, sendo, na maioria das vezes, uma estrutura de caráter benigno para a saúde.
Praticar exercícios físicos ajuda na prevenção (verdade)
Assim como para a prevenção de diversas outras doenças, a prática de exercícios físicos serve também como uma importante aliada na diminuição das chances de incidência do câncer.
O autoexame descarta a necessidade da mamografia (mito)
Para determinar a natureza do nódulo, se é benigno ou maligno, é essencial que seja realizado o exame de mamografia, uma importante aliada no seu diagnóstico. Com ela, podemos dimensionar o tamanho e extensão do tumor e realizar uma estratégia de tratamento efetiva contra a doença.
Consumir açúcar em excesso aumenta as chances de câncer de mama (verdade)
Um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama é o sobrepeso e o excesso de gordura corporal. Logo, manter uma alimentação desbalanceada com alto consumo de açúcar pode aumentar a incidência da doença durante a nossa vida.
Quer saber mais sobre formas de se prevenir e diagnosticar essa doença? Então continue nos acompanhando e conte com a Oncologistas Associados para a sua orientação.