Outubro Rosa: Conheça mais sobre o que é o câncer de mama

O Outubro Rosa é um movimento criado para a conscientização de toda a população sobre o câncer de mama – câncer que mais acomete mulheres no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

O câncer de mama é provocado pelo crescimento desequilibrado das células da mama, gerando células anormais que se transformam no tumor. Nem sempre essa doença se manifesta através de nódulos, por isso, todas as mulheres devem ficar atenta a outros sinais e realizar a mamografia a partir dos 40 anos, mesmo sem a presença de sintomas.

Não existe uma causa específica para o seu surgimento, porém, há alguns riscos que incluem fatores ambientais, comportamentais, hormonais, reprodutivos, hereditários e genéticos – sendo os dois últimos, responsáveis por 5% a 10% do total de casos.

É importante ressaltar que a detecção desse tumor logo no início aumenta as chances de cura. Após os 20 anos, busque fazer o autoexame das mamas mensalmente, no 7º ou 8º dias após o início da menstruação. Acima dos 40 anos, realize o exame de mamografia anualmente.

A Oncologistas Associados apoia o Outubro Rosa!