O câncer de pulmão representa o segundo tipo mais frequente de câncer entre homens e mulheres, com estimativa anual de mais de 30 mil novos casos. Vamos entender um pouco mais:
O que é o câncer de pulmão?
A condição se caracteriza pelo crescimento desordenado das células na região pulmonar. Quando se está no estágio inicial o câncer não apresenta sintomas, com os pacientes indo ao médico somente quando está em estado mais avançado.
Quais são as principais causas do câncer de pulmão?
A principal causa do câncer de pulmão é o tabagismo. Felizmente, nas últimas décadas, o consumo tem diminuído, mas os números ainda preocupam. Veja outros fatores de risco:
* Água contaminada;
* Exposição a poluição;
* Exposição a agente químicos;
* Infecções pulmonares de repetição: pneumonias frequentes, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
* Histórico familiar de câncer de pulmão.
Quais são os principais sintomas que o câncer está avançando?
Como dito no início, os principais sintomas só são analisados quando se está em estágio avançado. Por isso, faça exames regulares e consultas com um médico de confiança.
O principais sintomas são:
* Escarro com sangue;
* Cansaço e fraqueza;
* Escarro com sangue;
* Dor no peito;
* Falta de ar;
* Falta de apetite e perda de peso repentina;
* Rouquidão;
* Pneumonia ou bronquite recorrente.
Tratamento
Confirmado o diagnóstico, é necessário contar com uma equipe multidisciplinar composta por oncologistas, cirurgião torácico, pneumologista, radioterapeuta, radiologia intervencionista, médico nuclear, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social para realizar o estadiamento, que avalia se há metástase e, então, definir a melhor abordagem terapêutica.
Os tratamentos atualmente são:
* Cirurgia: Remoção do tumor; indicado em estágio inicial.
* Imunoterapia: Estimula as células de defesa a atacarem as outras células tumorais;
* Quimioterapia: Destrói as células cancerígenas para reduzir o tamanho do tumor;
* Radioterapia: Assim, como na quimioterapia, pode ser feita antes ou depois da cirurgia;
* Terapia-alvo: Uso de medicações que atacam especificamente as células cancerígenas, em comparação com as outras terapias, causa menos danos às células saudáveis.
O câncer tem cura, e quanto antes diagnosticado melhor. Aqui na Oncologistas realizamos diversos procedimentos para cuidar de nossos pacientes!