O perfil do paciente que necessita de cuidados paliativos

Os cuidados paliativos se tratam de processos que visam aliviar o sofrimento e promover uma melhor qualidade de vida aos pacientes em um estado de saúde crítico, assim como para seus familiares. 

Esses processos existem sejam para lidar com questões físicas ou psicológicas que podem envolver a expectativa de vida ou medo da morte, para preparar o paciente e seus familiares para o fim da vida e com o processo de luto, e também para ajudar o paciente a alcançar seu máximo potencial, mesmo diante da adversidade. 

Conforme determinação da OMS, o paciente que precisa de cuidados paliativos deve ser avaliado de forma ampla, considerando suas dimensões física, psicológica, social e existencial, bem como seus valores pessoais, onde são propostas intervenções baseadas na ciência, que façam sentido para aquela pessoa específica. Dependendo do caso e da fase de evolução da doença podem ser implementadas medidas mais ou menos invasivas.

Em geral, os idosos são quem mais precisam de cuidados paliativos, por apresentarem maior prevalência de doenças crônicas degenerativas para as quais não existe tratamento curativo e podem se prolongar por tempo indeterminado. No entanto, crianças e adultos das mais diversas faixas etárias podem também necessitar deste tipo de abordagem e os profissionais de cuidados paliativos vão lidar com elas caso a caso.

Importante frisar que, apesar da prática existir e ser de extrema importância, não se deve dispensar o cuidado médico da doença. No tratamento do câncer, por exemplo, a doença será tratada pelo oncologista e o paciente será apoiado pela equipe de paliativistas para amenizar os efeitos das sessões de radioterapia ou quimioterapia, entre outras complicações.

Em resumo, os cuidados paliativos são medidas muito importantes para promover o bem-estar e mais dignidade em um momento delicado da vida, podendo ser necessário para diversos perfis diferentes de pacientes. O ideal é que ele ande lado a lado com os tratamentos médicos, e assim, ajude o indivíduo a enfrentar sua condição com mais alegria e entusiasmo.

Veja mais dicas de saúde

× Como posso te ajudar?