Novembro Azul: Mês de Conscientização ao câncer de próstata

Durante todo o mês de novembro, a comunidade médica oncológica volta a sua atenção a necessidade da conscientização populacional sobre o câncer de próstata. Diversos fatores influenciam para que essa doença seja um risco potencial à qualidade de vida, com um alto índice de mortalidade, o que somente reforça a importância de um conhecimento maior da população sobre os seus sintomas, formas de diagnóstico precoce e prevenção.

Ele ocupa o primeiro lugar no ranking de incidência na população com cerca de 70 mil casos documentados no Brasil, segundo dados do ano de 2023 do Inca. No ano 2021 também ocupou o primeiro lugar no índice de mortalidade por câncer em homens, com 16 mil mortos.

A doença possui um desenvolvimento na maioria das vezes assintomático, o que agrava as chances de cura ao longo do tratamento. Quando os sintomas se manifestam, geralmente estão ligados a problemas urinários devido ao aumento da próstata com a presença do câncer.

Contudo, o grande estigma masculino em adotar uma rotina de prevenção a casos graves da doença é o principal desafio enfrentado para o fechamento do diagnóstico e início do tratamento. Com a sua prevalência se situando na faixa etária de homens acima dos 40 anos, é extremamente recomendado que seja realizado periodicamente o exame de toque e PSA.

Conte com a Clínica Oncologistas Associados para a sua orientação médica efetiva.

Veja mais dicas de saúde

× Como posso te ajudar?