O tratamento oncológico é um processo marcado por grandes mudanças na rotina e em especial no corpo e condicionamento físico dos nossos pacientes. Independentemente do tipo de tratamento indicado, seja quimio ou radioterapia, contar com o acompanhamento psicológico traz inúmeros benefícios à saúde mental e ao bem-estar.
No mês em prol da conscientização sobre a saúde mental, a clínica Oncologistas Associados reforça a importância do cuidado psicológico durante o tratamento.
Desde o momento do diagnóstico, a necessidade da presença de um profissional da psicologia na orientação e aconselhamento do paciente sobre os próximos passos a serem tomados traz um grande diferencial. Nessa primeira etapa, o principal foco da sua atuação será na manutenção de sintomas de ansiedade, pânico ou depressão, fazendo com que a adoção ao tratamento seja realizada de forma segura e eficaz por parte do paciente.
Além disso, as mudanças físicas causadas pela terapia como a perda de cabelo, emagrecimento ou fraqueza representam outro desafio a ser enfrentado. Esses efeitos colaterais representam um importante fator de risco para a autoestima do paciente que precisa ser preservado.
Em sua integralidade o tratamento oncológico necessita de uma visão e acompanhamento multiprofissional. Dessa forma, o controle dos efeitos adversos do tratamento pode ser contornado, mantendo a qualidade de vida de quem passa por esse processo.