Hepatite C e B: Fator de risco para o câncer de fígado

O quadro infeccioso causado por microorganismos como os vírus podem representar um grande fator de risco para o desenvolvimento de tumores. Um deles é o HBV e o HCV, causadores da hepatite B e C, respectivamente.

Essas duas doenças são contraídas a partir do contato com fluídos corporais de uma pessoa já infectada, como o sangue, sêmen ou saliva, sendo a maior parte das infecções ocorrendo por via sexual. Dentro do nosso organismo eles possuem um grande impacto na saúde e funcionamento do fígado, causando um quadro de inflamação generalizado.

Esse efeito aumenta o tecido cicatricial no órgão, diminuindo a eficiência das células em impedir a formação de tumores e, dessa forma, aumentando as chances deles ocorrerem. 

Sua característica assintomática no desenvolvimento inicial faz com que a maioria dos diagnósticos sejam realizados com a doença já em estado avançado, afetando e muito a qualidade de vida do paciente.

A contaminação pode ser evitada com a adoção de hábitos mais seguros, como o uso de preservativos durante a prática sexual. Além disso, a hepatite B já possui imunização indicada a todos após o nascimento.

Conte com a Clínica Oncologistas Associados para a sua orientação e atendimento.

Veja mais dicas de saúde

× Como posso te ajudar?