Fevereiro Laranja: mês de combate à leucemia

O Fevereiro Laranja é uma campanha para alertar e conscientizar a população sobre a leucemia, um dos cânceres mais comuns em homens e mulheres. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença causa cerca de 10 mil novos casos por ano.

Leucemia

A leucemia causa um crescimento acelerado e anormal nas células responsáveis pela defesa do organismo, com isso, essa defesa perde sua função. Além disso, os glóbulos brancos doentes passam a ser produzidos descontroladamente o que deixa o corpo mais pré-disposto a infecções, anemias, hemorragias e outras doenças.

Atualmente existem mais de 12 tipos de leucemias, sendo as principais:

Leucemia mieloide aguda (LMA);

Leucemia mieloide crônica (LMC);

Leucemia linfocítica aguda (LLA);

Leucemia linfocítica crônica (LLC).

A detecção precoce do câncer é fundamental para identificar em que estágio a doença está e promover o melhor tratamento.

Transplante de medula

O transplante de medula é uma das formas de tratamento para leucemia e linfomas. Por meio de testes específicos, as amostras de sangue do receptor são avaliadas e vão para o banco de dados, se compatíveis você pode se tornar um doador.

Ser um doador de medula é uma atitude muito importante e que pode salvar vidas. A cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível, por isso, quanto mais doadores o banco tiver, maiores são as chances de compatibilidade.