Como lidar com o impacto do diagnóstico no ambiente familiar?

Como lidar com o impacto do diagnóstico no ambiente familiar?

Receber um diagnóstico como o de câncer é sempre uma situação que necessita de tato e muita sensibilidade para lidar com tal impacto. Principalmente para o paciente, esse é um momento que é preciso ter muita força, seja ela vinda de dentro ou contando com apoio externo. 

Por isso, hoje iremos dar algumas dicas de como tanto o paciente, quanto as pessoas ao redor podem passar por esse momento de maneira mais leve, apesar das circunstâncias.

Invista no autocuidado

Cuidar de um ente querido com câncer pode ser emocionalmente desafiador, principalmente se você fica no papel de “cuidador”. Porém, seu autocuidado também não pode ser deixado de lado.

Sempre que possível, tire um tempo para si mesmo para buscar mais alegria e relaxamento. Faça atividades que promovam esses sentimentos, pois isso ajudará a aliviar o estresse e a tensão de toda a rotina de tratamentos, o que é essencial para preservar sua própria saúde física e mental.

Busque apoio emocional

Se achar necessário, não hesite em buscar ajuda emocional e psicológica para lidar com a carga emocional que o diagnóstico pode trazer. Assim como seu familiar confia em você para compartilhar seus medos e anseios, você também precisa de alguém para confiar.

Não guarde seus pensamentos e emoções para si. Fale com um terapeuta, participe de grupos de apoio ou converse com amigos e familiares. Esse passo é vital para aliviar sua tensão.. 

Não se cobre tanto 

Pare de acreditar que você precisa ser a fortaleza da família e que você não pode se mostrar fragilizado em um período delicado como esse. Quanto mais você se cobra e negligencia seus sentimentos por conta disso, menos você consegue ajudar seu familiar a superar esse momento.

Permita-se errar, chorar, falhar, cansar. Isso faz parte da vida, e quem te ama vai entender isso. Está tudo bem não estar bem, e esse reconhecimento é essencial para você cuidar mais de si.

Promova o carinho, o afeto, o amor e o acolhimento. O impacto do diagnóstico não afeta somente o paciente; a família inteira está junta nessa jornada e todos precisam estar bem para superarem esse momento de adversidade.

Veja mais dicas de saúde

× Como posso te ajudar?