Sendo uma doença silenciosa, o câncer colorretal, mais conhecido como câncer de intestino, é uma doença que abrange o intestino grosso (cólon) e a porção final do intestino (reto).
Com o aumento considerável de casos, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) tem recomendado o rastreamento a partir dos 45 anos de idade, mesmo que o indivíduo não apresente sintomas.
E para que você possa entender melhor sobre o câncer colorretal, reunimos as principais dúvidas associadas à doença:
Quais são os sintomas mais comuns?
Sangramentos ao evacuar;
Dor abdominal;
Alterações na flora intestinal;
Anemia.
Como a alimentação influencia no desenvolvimento da doença?
A alimentação é um fator determinante no desenvolvimento do câncer colorretal, visto que está relacionado ao intestino. O consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, carne vermelha, fast-foods e álcool são considerados fatores de risco para a doença. Por isso, manter uma dieta balanceada e com maior consumo de fibras é essencial para minimizar o risco de desenvolver o câncer colorretal.
Todos precisam realizar a colonoscopia?
Como visto anteriormente, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia recomenda que a investigação do câncer colorretal inicie a partir dos 45 anos de idade. Em exceção àqueles que tenham histórico familiar, devendo realizar o rastreio 10 anos antes da idade que o parente tinha quando recebeu o diagnóstico.
A doença tem cura?
Sim. Além disso, o diagnóstico em estágio inicial é de suma importância visto que, aumenta consideravelmente as chances de cura da doença.
Em caso de mais dúvidas, conte com a Clínica Oncologistas Associados para uma orientação médica especializada.