O acompanhamento médico após o câncer é fundamental para uma avaliação sobre o risco de recidiva, nome pela qual é conhecida a volta de um tumor. E quanto mais cedo um câncer é diagnosticado e tratado, menor será a chance do seu reaparecimento.
Por isso, é preciso manter uma rotina de consultas médicas regulares, monitorando assim a possibilidade da recorrência da doença. O maior erro da maioria dos pacientes curados do câncer é não realizar esse acompanhamento, porque o organismo precisa ser fortalecido novamente depois de passar por tantos processos agressivos.
Quem passou por sessões de quimioterapia ou radioterapia precisa de um período de 3 a 6 meses para o corpo voltar a ter a mesma força de antes. Já nos casos de cirurgias para a retirada de um tumor, o período para recuperação plena é de 6 meses a 1 ano.
O acompanhamento médico após o câncer deve ser realizado a cada 3 a 6 meses no período de 3 anos depois do tratamento. Após 4 a 5 anos, o acompanhamento passa a ser realizado a cada 6 a 12 meses. Depois de 6 anos do câncer, o acompanhamento deve ser anual.
Cuidar da saúde é fundamental para a manutenção da sua qualidade de vida. Conte com a Oncologistas.