Avanço em pesquisas no tratamento do câncer aumentam sobrevida dos pacientes

A Conferência Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco) de 2024 reuniu milhares de médicos pesquisadores em Chicago (Estados Unidos) para debater novas propostas de tratamento de diferentes tipos de câncer.

Entre as principais novidades estão a implementação de uma trajetória terapêutica mais efetiva ao paciente, abordagens inovadoras para tratar o câncer de esôfago, melanoma e o câncer de pulmão.

Além disso, pautas como cuidados paliativos e uma nova linha de tratamento para o câncer de pênis foram debatidos durante a conferência.

Para o câncer de pulmão, os pesquisadores avaliaram alguns remédios da farmacêutica AstraZeneca, levantando boas expectativas com possibilidade de ampliar o tempo de vida de pacientes diagnosticados com a doença.

Em relação ao câncer de esôfago, os resultados indicaram vantagem ao tratamento perioperatório em casos de adenocarcinoma de esôfago localmente avançados.

Já para o melanoma, o debate envolveu a eficácia do tratamento medicamentoso antes ou depois da operação. O resultado revelou que as sessões de imunoterapia antes é a melhor opção.

Por fim, uma nova combinação terapêutica ao câncer de pênis, voltada para aplicações de quimioterapia e imunoterapia, obtiveram uma remissão do tumor significativa, além de apresentarem uma melhora na qualidade de vida do paciente.

Veja mais dicas de saúde

× Como posso te ajudar?