A adoção da campanha Dezembro Vermelho por parte da oncologia é essencial uma vez que a incidência do desenvolvimento de tumores malignos em pessoas soropositivas se tornam maiores ao longo de suas vidas.
Esse fenômeno acontece devido a imunossupressão causada pela doença no organismo. Uma vez que o sistema imunológico está debilitado, as células se tornam menos eficientes no combate de anomalias e agentes infecciosos, facilitando o surgimento de tumores.
Em casos em que o paciente possui os dois quadros da doença é essencial que o tratamento seja adotado com uma visão multiespecialidade para uma abordagem sistêmica. Somente dessa forma será possível garantir um combate efetivo a ambas as doenças e minimizar os riscos de infecções inesperadas.
Como estratégias de prevenção ao HIV/AIDS são recomendados o uso de preservativo durante as relações sexuais, usar de forma individual seringas e agulhas, manipular com o uso de proteção adequada flúidos corporais e testar previamente material biológico para transfusão sanguínea.