Dezembro Laranja | Mês de conscientização ao câncer de pele

Com o início do verão no final de ano um importante alerta é feito por toda a comunidade oncológica. Durante esse mês, a campanha de Dezembro Laranja visa conscientizar a sociedade sobre o risco da exposição excessiva ao sol e a incidência do câncer de pele.

Colocar em pauta esse assunto é essencial para combater um dos principais fatores de risco para essa doenças: a exposição excessiva ao sol.

Apesar do sol trazer inúmeros benefícios à nossa saúde, como a produção de vitamina D e a capacidade de regulação do humor, em certos momentos do dia a exposição sem o uso de qualquer mecanismo de proteção como filtro solar, boné ou roupas apropriadas, pode aumentar as chances da incidência do câncer de pele.

Essa doença possui duas formas de se manifestar, a melanoma e a não-melanoma. Ambas possuem sua origem em algumas das camadas da pele e, apesar de ter uma baixa mortalidade, podem trazer complicações com a evolução da doença.

Outro fator de risco proeminente está relacionado à raça do indivíduo. Pessoas com a pele clara possuem uma maior chance de possuir o câncer de pele ao longo da vida do que pessoas negras.                                                                                                                                                                                                

Fique atento aos sinais e não se esqueça dos métodos de prevenção! 

Veja mais dicas de saúde

× Como posso te ajudar?