Câncer de intestino | Fatores de risco e prevenção

O câncer de intestino é caracterizado pelo surgimento de tumores na porção do intestino grosso definidas como cólon ou reto. Eles se desenvolvem geralmente a partir de lesões benignas conhecidas como pólipos, localizadas nas paredes intestinais.

Segundo dados do Inca, o carcinoma ocupa a terceira posição no índice de mortalidade por câncer em homens e mulheres no Brasil, o que reforça a importância da conscientização populacional sobre a doença. O seu surgimento não pode ser evitado, mas hábitos de vida saudáveis é um fator determinante na prevenção da doença.

O consumo de álcool e o tabagismo, assim como em outros tipos de câncer, também são fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de cólon ou reto. Isso se deve às substâncias de caráter cancerígenas presentes nesses produtos que, quando consumidas com frequência, possuem o potencial de aumentar a incidência da doença ao longo da vida do paciente.

Além disso, o excesso de gordura corporal também pode aumentar a incidência da doença na população. 

Logo, a principal recomendação dos médicos oncologistas é que sejam incorporados à rotina diária de pacientes a prática de exercícios físicos, a alimentação equilibrada e a realização de check-ups regulares junto ao seu médico. Adotar esses hábitos é essencial para a detecção da doença de forma precoce e para uma prevenção efetiva.

Tenha uma orientação oncológica de excelência com a clínica Oncologistas Associados.

Veja mais dicas de saúde

× Como posso te ajudar?