A hematologia é a principal especialidade que auxilia no tratamento de doenças que atingem o sangue. Ela possui um papel primordial no tratamento da anemia, trombose, hemofilia e, para a área oncológica, a leucemia, linfomas e o mieloma múltiplo.
Essas formas de câncer atingem as células presentes na corrente sanguínea ou sistema linfático, comprometendo suas funções de proteção do organismo contra infecções. Os principais sintomas para quem se encontra diagnosticado com alguma dessas doenças é a fadiga, perda de peso, infecções e sangramentos.
Nesse contexto, a hematologia entra como uma importante aliada no diagnóstico, análise e acompanhamento da efetividade do tratamento. Sua observação técnica das células que compõem o sangue, como as hemácias, plaquetas e glóbulos brancos, é essencial para o dimensionamento do estado de saúde do paciente e uma melhor avaliação no tipo de terapia a ser realizada no tratamento.
Além disso, ela também é responsável por verificar as condições do órgão produtor do sangue, a medula óssea. Dessa forma, pode-se realizar intervenções ou tomar medidas mais intensas para combater a doença.
Os procedimentos utilizados nessa especialidade incluem: transfusão, punção lombar, mielograma e cateter venoso central. Todas possuem a função de combater as células leucêmicas no sangue e retomar os índices de presença e produções normais do organismo.