O câncer nos ossos é um tipo de tumor que pode se originar de duas maneiras, nas células anormais que são produzidas pelo tecido ósseo ou como metástase de células cancerosas de outros órgãos, como mama, pulmão e próstata.
A doença pode ser caracterizada em diferentes tipos, dependendo da parte do osso, tecido ou então do tipo de célula que forma o tumor. Entre as estruturas que podem ser afetadas, estão as células responsáveis pela formação dos ossos (osteossarcoma), cartilagem (condrossarcoma), ligamentos e tendões (histiocitoma fibroso maligno), entre outros.
O que eles têm em comum é que os sintomas costumam ser muito parecidos, causando dor e inchaço em articulações, fraturas frequentes, febre constante, entre outros. Os métodos mais comuns de diagnóstico costumam ser o raio X, ressonância magnética, tomografia computadorizada, pet scan e biópsia óssea.
Já o tratamento vai depender das características do tumor, como tipo, tamanho e localização, mas normalmente é realizado com quimioterapia, radioterapia e, em alguns casos, a realização de cirurgia para retirar o tumor. Também pode ser necessária a amputação do membro afetado.