O que acontece com o corpo durante a quimioterapia?

Para quem vai começar o tratamento contra o câncer, é importante ter em mente de que quanto mais cedo for tratado, maiores são as chances de cura. Contudo, também sabemos que a quimioterapia pode representar um período mais difícil para o paciente, principalmente devido aos efeitos colaterais das medicações e possíveis mudanças no corpo.

Vale ressaltar que os efeitos não são permanentes, além de ter medidas para controlar ou minimizar a situação. A queda de cabelo é uma das principais características relacionadas a impactos do tratamento, podendo cair em grande quantidade ou pequenos fios após a terceira ou quarta sessão.

Apesar disso, nem todo paciente sofre com a perda de cabelo por causa da químio. Na maioria das vezes, isso acontece em decorrência do remédio utilizado para tratar um tumor mais resistente, como o câncer de mama, linfomas e leucemias. Mesmo assim, isso não pode ser considerado como regra. Do mesmo modo que os fios, a pele pode apresentar algum tipo de descamação nas solas das mãos e pés.

Nesse caso, um hidratante neutro e diário é a melhor maneira de amenizar esse tipo de reação. Por fim, as veias podem escurecer com o passar do tratamento por conta da irritação causada por substâncias, deixando-as finas e endurecidas. Após essa fase, a tendência é que elas voltem ao normal sem nenhum risco grave à saúde.

Para saber mais sobre esse assunto, procure um especialista ou entre em contato com a Oncologistas Associados.

Veja mais dicas de saúde

× Como posso te ajudar?