Seja acrescentada em iogurtes, frutas, no famoso açaí ou até mesmo nas mais variadas receitas, a granola é uma composição que faz muito sucesso na mesa dos brasileiros e inclui um mix de cereais (farelo de trigo, aveia, floco de arroz, gérmen de trigo e floco de milho), frutas secas (banana passa e uva), grãos integrais (linhaça, amendoim e gergelim e soja) e oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas), em alguns casos podendo conter mel ou açúcar.
Por sua ampla versatilidade, a granola é muito consumida, porém há ainda diversos outros motivos para que esse composto de cereais seja incluído na sua alimentação.
Com textura crocante e sabor adocicado, além de ser uma ótima fonte de fibras (essenciais para o funcionamento do intestino, controle do colesterol e da glicemia), a granola também é rica em vitaminas (A, B, C e E), minerais, sódio, fibras, potássio, zinco, fósforo, magnésio, cálcio e ferro.
Confira os benefícios da granola para a saúde:
-
- Melhora a saúde do coração;
- Baixa o colesterol;
- Previne anemia;
- Equilibra a pressão arterial;
- Ajuda a controlar o diabetes;
- Ajuda na prevenção do câncer;
- Melhora o trânsito intestinal;
- Confere energia.
Vale ressaltar que muitas granolas encontradas à venda não são benéficas a saúde, pois estão sujeitas à excessiva quantidade de açúcar e outros ingredientes prejudiciais. Por isso, fique atento à composição na embalagem, como ingredientes e tabela nutricional.