Dicas de Saúde

13

jan

Qual a diferença entre quimioterapia, radioterapia e imunoterapia?

O câncer é uma doença que exige tratamentos imediatos para se chegar à cura. E muita gente tem dúvidas sobre quais são as diferenças e aplicações da quimioterapia, radioterapia e imunoterapia.

A quimioterapia usa medicamentos para matar ou interromper a multiplicação de células cancerosas de rápido crescimento. São usados vários quimioterápicos de uma única vez, já que cada substância tem ação diversa no organismo. Costuma ser aplicado por intravenosa e é indicado para tumores mais avançados, inclusive os de sangue.

A radioterapia consiste na aplicação localizada de radiação terapêutica para matar células cancerosas ou impedir o seu aumento. Sempre é buscado evitar causar danos às células normais. É indicado nos casos de tumores com sensibilidade à radiação, nos estágios iniciais da doença, por meio de doses de radiação com aparelhos altamente tecnológicos.

Por fim, a imunoterapia usa anticorpos monoclonais para estimular o bom funcionamento do sistema imunológico, fortalecendo as células de defesa do organismo. É um método experimental aplicado ao câncer de pulmão e melanoma, por intravenosa.

Em todos os casos, a indicação é feita por profissionais gabaritados no tratamento contra o câncer, como é o caso de todos que atuam na Oncologistas Associados.

Postado por:

Oncologistas Associados

Categorias: Dicas de SaúdeQuimioterapia