Dicas de Saúde

05

jul

Pacientes oncológicos podem fazer exercícios físicos?

Anteriormente, para pacientes em tratamento de determinadas doenças crônicas, como diabetes e câncer, considerava-se a redução das atividades físicas e repouso como a única opção. Atualmente, apenas é necessário seguir essas recomendações se o indivíduo sentir dor ao se locomover, perda de ar ou aumento da frequência cardíaca. 

 

Novos estudos mostram que o ato de se exercitar é seguro e viável no decorrer do tratamento do câncer, a ponto de trazer uma melhor qualidade de vida para o paciente, uma vez que, o repouso excessivo pode ocasionar atrofiamento dos músculos, redução dos movimentos e dano muscular.

 

Confira algumas das vantagens de incluir atividades físicas regulares durante o tratamento:   

 

Práticas simples de exercícios 

Dançar, andar de bicicleta, passear com o cachorro, usar a escada ao invés do elevador, entre outros, são práticas fáceis e comuns para acrescentar à rotina.   

 

Exercite-se! 

Não deixe de conversar com o médico antes de começar qualquer tipo de exercício físico, porque ele é quem irá definir qual é a atividade mais adequada. Se aquecer antes de se exercitar também é muito importante, assim como, sessões de alongamento no final de cada treino. Inicie devagar no começo, sempre respeitando as limitações do seu corpo. 

 

Cuidados 

Evite fazer exercícios se apresentar algum quadro de anemia, e observe o incidente de sangramentos, principalmente se estiver tomando anticoagulantes. Ao identificar possíveis problemas para se manter equilibrado, dê preferência para a bicicleta ergométrica e a esteira. 

 

Requisite a ajuda de um especialista para saber mais!

Postado por:

Oncologistas Associados

Categorias: Dicas de Saúde