Os malefícios do cigarro

O tabagismo é uma doença que possui relação com aproximadamente 50 enfermidades, dentre elas, diversos tipos de câncer, como por exemplo: tumor de pulmão, laringe, faringe, pâncreas, rim, bexiga e outros. Além disso, há riscos também de doenças cardiovasculares, úlcera, no aparelho digestivo, catarata, impotência sexual em homens, infertilidade na mulher, etc.

Os fumantes adoecem com uma frequência duas vezes maior que os não fumantes, além de terem uma menor resistência física.

De acordo com o Instituto de Efetividade Clínica e Sanitária, no Brasil, 443 pessoas morrem a cada dia por conta do tabagismo. Dentre as causas das mortes estão as doenças cardíacas, cânceres e a Doença Pulmonar Obstrutiva.

Atualmente, principalmente entre os jovens, o uso do cigarro eletrônico está em alta. Ainda não há estudos que comprovem todos os malefícios desse uso, porém, pesquisas mostram que os dispositivos podem sim fazer mal à saúde.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o vapor emitido pelos aparelhos pode causar ou aumentar chances de infecções pulmonares.