Dicas de Saúde

21

dez

O que é Cuidados Paliativos?

Os cuidados paliativos são um conjunto de práticas assistenciais oferecidas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente diante de uma doença que ameace a vida. O tratamento busca promover o alívio da dor e de outros sintomas angustiantes, a melhorar a qualidade de vida, que pode influenciar positivamente o tratamento da doença e oferecer apoio para ajudar os pacientes a viverem ativamente.

A abordagem e o tratamento paliativo devem ser ativos, principalmente em pacientes com câncer em estado avançado, como no caso de tratamento cirúrgico e radioterápico, para assim ter um resultado melhor no controle de sintomas. Além disso, os cuidados podem ser feitos em casa, no hospital ou em uma instituição. O local ideal é onde o paciente se sinta melhor e possa realizar o processo em segurança. 

Os cuidados paliativos são multidimensionais e abordam os principais aspectos do protocolo: o tratamento físico, psicológico, social e espiritual. Todos os profissionais que atuam nas diferentes áreas são importantes para  ajudar o paciente, seja ele adulto ou criança, a trazer um bem-estar e manejar as complicações e sintomas estressantes em relação ao tratamento e evolução da doença.

Postado por:

Oncologistas Associados

Categorias: Dicas de SaúdeDietasEsporteNutriçãoOncologiaOncologiaQuimioterapia