Dicas de Saúde

29

abr

Melhore sua qualidade de vida: pratique esportes

O sedentarismo é o maior vilão da sociedade atualmente. Caracterizado pela ausência de atividades físicas, pode causar diversos problemas de saúde e já é considerado a doença do século. De acordo com uma pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde), dos cerca de 47% dos brasileiros que não se movimentam de forma adequada, 53,3% são mulheres. Este número cai para 40,4% entre os homens que não se exercitam.

É por esse motivo que a qualidade de vida e a prática de atividades físicas são quase sinônimos, de tanto que se complementam. Do mesmo modo, entre outros aspectos que andam lado a lado com a saúde, estão a adoção de hábitos saudáveis, assim como dedicar um tempo para o lazer, cultivar relações sociais e familiares consistentes e efetivas e obter satisfação na vida profissional.

Independente da faixa etária, manter o corpo em movimento é um ponto essencial, afinal, as atividades físicas – de qualquer origem – geram inúmeros benefícios para todas as idades. Através da prática, é possível manter diversos problemas de saúde distantes e receber muitas vantagens em troca, como por exemplo o aumento de colesterol bom no sangue, uma melhor autoestima, diminuição do estresse e depressão, entre outros.

Além de aspectos físicos, os mentais também são beneficiados. Os exercícios físicos auxiliam na atividade cerebral, contribuindo para uma melhora na capacidade de aprendizagem, raciocínio rápido e para manter a memória ativa e com bom funcionamento.

Busque sempre manter o corpo em movimento, consultar-se regularmente com seu médico e ter uma alimentação equilibrada para desfrutar de uma melhor qualidade de vida!

Postado por:

Oncologistas Associados

Categorias: Esporte