Especialidades

Oncologia Clínica

O que é?

A Oncologia Clínica é uma especialidade médica que estuda, diagnostica e trata as patologias cancerígenas como câncer na próstata, pulmão e estômago, por exemplo. O profissional oncologista atua de forma multidisciplinar – isto é, possui colaboração de indivíduos de diversas outras especialidades, como o nutricionista, já que o paciente oncológico necessita de uma alimentação específica, e até mesmo um psicólogo, a fim de recuperar o indivíduo física e emocionalmente.

Procedimentos

Os procedimentos serão escolhidos pelo médico de forma personalizada, pois, além do organismo de cada indivíduo ser diferente, o estágio do câncer e o local acometido também influenciam na escolha dos tratamentos utilizados. É importante destacar que quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de cura, dado que em estágios iniciais o tumor pode ser removido mediante cirurgia. Confira a seguir os tratamentos que podem ser prescritos pelo médico oncologista:
  • Cirurgia: tratamento que visa a remoção do tumor em seu estágio inicial.
  • Quimioterapia: ingestão oral ou através de injeções de fármacos que enfrentam as células tumorais.
  • Radioterapia: procedimento que utiliza a radiação através de um equipamento para bloquear a divisão das células tumorais e destruí-las.
  • Hormonoterapia: esse tratamento é utilizado nos cânceres que estão relacionados com os hormônios femininos e masculinos, e pode ser realizado a partir de fármacos ou cirurgias.  
  • Transplante de medula óssea: indicado para os casos de neoplasias hematológicas, esse procedimento implanta a medula óssea através de uma infusão intravenosa de células.
  • Imunoterapia: esse recurso visa estimular o sistema imunológico do paciente através da ingestão de medicamentos.
  • Terapia alvo: nesse tratamento, moléculas, como os anticorpos, são utilizadas com o objetivo de intervir na transmissão dos sinais que são responsáveis por multiplicar as células malignas.