Especialidades

Nutrição

O que é?

Durante o tratamento do câncer, a nutrição é extremamente importante, pois permite minimizar os impactos causados no organismo e, através de dietas balanceadas e idealizadas de acordo com a necessidade de cada indivíduo, fornece bem-estar e saúde ao paciente, diminuindo o desconforto e incômodo causados pela doença ou efeitos colaterais causados por medicamentos. O nutricionista oncológico é o profissional responsável por acompanhar a rotina alimentar de cada paciente e monitorar seu peso, além de indicar uma dieta rica em vitaminas e nutrientes para que o mesmo tenha sempre um organismo saudável, aumentando a eficácia no tratamento.

Procedimentos

O nutricionista oncológico indicará o melhor método de acordo com o quadro clínico e patologia de cada indivíduo. Entre os procedimentos indicados, estão:
  • Dieta oral;
  • Dieta através de suplementação;
  • Nutrição enteral realizada através de sonda (passagem naso/orogástrica), com alimentos líquidos ou em pó, quando o paciente não consegue se alimentar por via oral;
  • Nutrição parenteral executada por via endovenosa, a fim de complementar de forma total ou substituir parcialmente os nutrientes como glicose, proteínas e eletrólitos, entre outros, da alimentação feita através via oral ou enteral.