Especialidades

Estomatologia

O que é?

A estomatologia é uma área odontológica na qual os profissionais são responsáveis por diagnosticar e prevenir patologias que acometem a boca e todo o aparelho estomatognático: dentes, lábios, glândulas salivares, mucosa oral e faríngeas, entre outros. Essa é uma área necessária pois é comum que, durante o tratamento oncológico, o paciente tenha sua resistência afetada e esteja mais suscetível a infecções.   Os profissionais de estomatologia da Clínica Oncologistas Associados tem papel muito importante, pois contribuem para minimizar os efeitos colaterais do tratamento, possibilitando que sintomas muito comuns, como boca seca, sangramento gengival e bactérias, entre outros, não sejam uma via de acesso para infecções e não atrapalhem a qualidade dos pacientes em alimentar-se.

Procedimentos

O estomatologista indicará o melhor procedimento de acordo com as necessidades de cada paciente e, sobretudo, através de medidas preventivas. Entre elas estão:
  • Laserterapia: que auxilia na cicatrização e minimiza dores de forma ágil.
  • Medicamentos específicos: anti-inflamatórios, anestésicos tópicos, soluções antiácidas e analgésicos que atuam, principalmente, contra a mucosite e outros distúrbios.