Dicas de Saúde

15

dez

É possível prevenir o câncer?

Hoje com os avanços das pesquisas, sabemos que é possível adotar ações para reduzir os riscos de ter câncer. As prevenções ajudam a impedir que a doença se desenvolva e também ajuda a detectar o problema previamente. Para isso, existem dois tipos de medidas, a prevenção primária que tem por objetivo adotar um estilo de vida mais saudável e evitar exposições aos fatores de riscos, e a secundária que busca detectar e tratar as doenças pré-malignas ou cânceres assintomáticos iniciais.  

A prevenção da doença está atrelada a uma série de atitudes que tomamos diariamente, por isso, para se manter em boa saúde e diminuir os riscos é necessário adotar algumas regras como: não fumar, se alimentar de forma saudável, manter o peso corporal adequado, praticar atividades físicas, evitar exposição a agentes cancerígenos no trabalho, não comer carne processada e evitar ingestão de bebidas alcoólicas. 

Além disso, manter a carteira vacinal em dia também é um dos fatores que mais contribui para evitar a exposição à doença.

Postado por:

Oncologistas Associados

Categorias: Dicas de SaúdeDietasEsporteNutriçãoOncologiaOncologiaQuimioterapia