Dicas de Saúde

01

jul

Dicas Saudáveis: Benefícios do gengibre

Conhecido como tempero e planta medicinal, o gengibre é reverenciado por suas propriedades antioxidantes, antieméticas e anti-inflamatórias, que auxiliam na prevenção de doenças, ajuda a acelerar o metabolismo, evita náuseas e vômitos, relaxa o sistema gastrointestinal, facilita a perda de peso, entre outros benefícios.  

 

A raiz dessa planta pode ser consumida por meio de chás, raspas que podem ser acrescentadas à água, saladas, sucos e iogurtes, além de comprimidos, óleos e cápsulas gelatinosas. Ela é indicada para aliviar os seguintes sintomas: 

 

  • Dores e inflamações da artrite;
  • Alergias;
  • Náuseas e tonturas;
  • Para reduzir a flatulência. 

 

 Além disso, existem outras vantagens de incluir o gengibre na dieta: 

 

Proteção do estômago contra úlceras

A planta é excelente contra úlceras, pois auxilia no combate a bactéria Helicobacter pylori, que causa a gastrite, e ainda ajuda a prevenir o surgimento do câncer do estômago. 

 

Ajuda com a balança 

Por acelerar o metabolismo, a raiz estimula a queima de gordura corporal e auxilia na perda de peso. Alguns compostos presentes no gengibre agem na produção de calor e suor, o que também ajuda no emagrecimento e na prevenção de sobrepeso.

 

Equilibra a pressão arterial 

O gengibre pode controlar a pressão alta, por causa da sua eficácia em se adequar ao corpo. Contudo, ele também tem a função de afinar o sangue, favorecendo o fluxo de sangue no corpo. 

 

É importante lembrar que o gengibre precisa ser utilizado sem exageros, pois o consumo em grandes quantidades pode resultar em hipoglicemia (para diabéticos) e hipotensão (para pessoas com hipertensão).

 

Agora que você conheceu alguns dos principais benefícios do gengibre, inclua essa planta no seu dia a dia e aproveite as melhorias que ela pode trazer para sua saúde. 

Postado por:

Oncologistas Associados

Categorias: Dicas de SaúdeNutrição