Dicas de Saúde

09

maio

Dicas saudáveis: benefícios da banana

Composta por cerca de 75% de água e aproximadamente 25% de matéria seca, a banana é uma fruta muito consumida in natura, mas pode ser encontrada em diferentes variedades. No entanto, apesar de apresentar diferenças entre si, como no formato e no sabor, a fruta demonstra muitas vantagens nutricionais.

 

Além de ser uma grande fonte de carboidratos, a banana ainda apresenta alta concentração de vitaminas A, C e K, assim como zinco, cálcio, sódio e ferro, mostrando benefícios significativos para a saúde do coração e contra a osteoporose, doenças de pele, envelhecimento precoce e até mesmo o câncer.

 

No caso do câncer, especialistas indicam que o consumo da banana deve ser feito quando a mesma estiver madura, ou seja, quando estiver escurecendo ou tiver muitas manchas escuras. Tudo porque é nesse ponto que a fruta apresenta as células (TNF alfa) em alta, responsáveis por evitar o crescimento de substâncias anormais e oferecer proteção imunológica essencial para lutar contra o câncer.

 

Desse modo, quanto mais escura a banana, significa que a mesma encontra-se mais alcalina, um fator primordial para ativar as funções dos glóbulos brancos – células que defendem o organismo contra doenças – no sangue.

 

Vale ressaltar que as informações acima possuem caráter informativo, não substituindo o acompanhamento de um profissional.

Postado por:

Oncologistas Associados

Categorias: Dicas de SaúdeNutrição