Dicas de Saúde

29

abr

Dicas saudáveis: benefício do brócolis

O brócolis ou “arvorezinha verde”, como também é conhecido, é considerado um dos vegetais mais nutritivos que existem, possuindo diversos benefícios que vão além do seu sabor inconfundível. Ele pode ser consumido de diversas formas: cozido, cru, assado, a vapor ou, ainda, misturado em outros pratos e receitas. Mas o que chama mesmo atenção é o seu altíssimo índice de nutrientes e antioxidantes.

Um dos maiores vilões das células cancerígenas, o brócolis é fonte de antioxidantes muito poderosos, como a luteína e o sulforafano, que atuam em combate à ação de radicais livres no organismo e podem ocasionar o desenvolvimento de tumores no longo prazo, bem como inibir enzimas envolvidas na sua progressão. Além disso, o brócolis é rico em ácido fólico, que também auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer, como por exemplo o de estômago, pâncreas, cervical e cólon.

E as vantagens desse alimento não param por aí: ele também ajuda a proteger a saúde do coração, prevenir doenças gástricas, contribui para evitar e tratar a anemia, e fortalece o sistema imunológico, entre outros.

Conhecido por ser um vegetal crucífero, ou seja, que tem formato de uma cruz em sua superfície, o brócolis possui ainda propriedades que são capazes de reduzir o risco de alguns tipos de câncer de estômago e intestinais.

 

Aproveite os benefícios do brócolis para consumi-lo regularmente e ter uma vida mais saudável. Porém, jamais dispense a consulta habitual com um especialista.

Postado por:

Oncologistas Associados

Categorias: Dicas de Saúde