Dicas de Saúde

06

ago

Conheça mais sobre os linfomas

Caracterizado como um grupo de cânceres das células do sistema imunológico, os linfomas possuem mais de 60 tipos diferentes de câncer que são divididos em Hodgkin (LH) e não-Hodgkin (LNH). Entenda mais sobre cada um deles:

 

Linfomas Hodgkin (LH)

Apresentam melhor prognóstico e quando detectados em suas fases iniciais, ultrapassam 90% de chance de cura, enquanto, diante de condições mais avançadas, esse índice é de aproximadamente 70%.  

 

Linfomas não-Hodgkin (LNH)

Podem ser separados em dois grupos distintos, onde os agressivos se desenvolvem mais rápido, e os indolentes crescem lentamente. Com o tratamento específico, os agressivos têm cura de cerca de 70%. Por outro lado, os indolentes são incuráveis, recebendo apenas acompanhamento. 

 

Não existe uma causa definida para o aparecimento dos linfomas, mas pacientes infectados com o vírus EBV, bactéria Helicobacter Pylori, o vírus HTLV-1, com deficiências imunológicas ou que fazem o uso de drogas imunossupressoras, possuem uma disposição maior para o desenvolvimento.  

 

Os linfomas podem crescer em qualquer lugar, pois as células do sistema imunológico estão em todo o organismo. Com isso, aumentos nos gânglios linfáticos aparecem na lateral do pescoço, virilha, acima da clavículas e axilas. 

 

Para saber mais sobre os linfomas e os tipos de tratamento, solicite o auxílio de um especialista.

Postado por:

Oncologistas Associados

Categorias: Dicas de SaúdeOncologiaOncologia