Como lidar com as alterações cognitivas durante o tratamento oncológico?

Cada vez mais as alterações cognitivas relacionadas aos tratamentos oncológicos vêm ganhando a atenção dos médicos oncológicos. Antes, essas queixas — conhecidas como chemobrain — eram muitas vezes subestimadas ou desconsideradas como um sintoma real.

Hoje, estima-se que aproximadamente 75% dos indivíduos sofrem algum tipo de alteração cognitiva relacionada aos tratamentos do câncer. Para a maioria das pessoas, estes sintomas desaparecem entre 6 meses a um ano após o término das terapias anticâncer, mas mesmo assim, são sintomas que podem trazer quadros de ansiedade e sofrimento adicional.

Pode ser mais difícil lembrar nomes e realizar ações rotineiras, como lembrar do horário de medicamentos, compromissos, onde deixou objetos, itens de supermercado e outras situações. O paciente também pode ter dificuldade em manter a concentração e o foco em uma determinada tarefa até a sua conclusão, cumprir prazos de afazeres domésticos e de trabalho, se concentrar nos estudos, ler um livro e realizar algo que acompanhe várias ideias de uma só vez.

É possível lidar com essas alterações seguindo algumas estratégias e dicas, como:

Alterne tarefas difíceis com mais facilidade e tarefas agradáveis;
Use seus melhores momentos do dia para para realizar as tarefas mais difíceis;
Cuide-se para ter uma boa qualidade de sono e uma alimentação balanceada;
Procure fazer uma coisa de cada vez;
Mantenha um bloco de notas ou o celular por perto para anotar afazeres, itens ou pensamentos;
Tente se organizar melhor e escolha locais específicos para colocar chaves, óculos e outros objetos de uso constante;
Pratique exercícios regularmente.

Continue acompanhando as redes sociais da Oncologistas Associados e tenha acesso a mais conteúdos como esse.